sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Onde está o calor de Outubro?


Em outubro do ano passado eu estava na praia, é isso mesmo na praia!!
O meu ritual de passar as roupas de inverno para a parte superior do guarda-roupas ainda não aconteceu, sempre que parece esquentar um pouquinho, lá vem a chuva e o frio novamente.
O que está acontecendo com o clima? Não tem mais clima pra ele aparecer? Meu trocadilho infeliz é uma forma de tentar fugir deste assunto que parece tão fora do nosso alcance, mas está nas mãos de cada um de nós.
Lembro-me que quando criança meu pai nos levava, eu e meus irmãos, a um lugar muito bonito todo o final de semana... era uma espécie de esconderijo, no qual haviam pássaros, árvores gigantescas, búfalos, bois, vacas, cavalos... eu adorava ir para lá contava os dias para voltar aquele lugar. Aquele ar me parecia tão puro, tão limpo, eu podia subir em árvores, correr, ver os bichos de perto, cuidar deles. Eu não fazia a menor ideia de que ficava muito perto da minha casa, e que poderia ir la a qualquer hora, sempre que tivesse vontade.
Com o passar do tempo o esconderijo foi lentamente esquecido, já haviam outros compromissos pro final de semana e logo ele foi substituído.
Depois de alguns anos estive em um lugar com uns amigos... haviam prédios, casas e muitas pessoas, nada fora do comum para um bairro. Mas algo me chamou muito a atenção... uma árvore, um abacateiro pra ser mais exata... "eu ja estive por aqui", pensei. Olhei em volta e mais nada me era familiar. Quando de repente a ficha caiu, era o esconderijo!
Os búfalos, as vacas, os bois, as árvores, o ar puro, nada mais estava lá, apenas o abacateiro.
Uma lágrima caiu dos meus olhos quando percebi que aquele lugar tão especial pra mim, havia simplesmente acabado, que jamais poderia mostra-lo para meus filhos, e jamais poderia brincar por la novamente.
A inteligência do homem é admirável, sim. E cada dia que passa se mostra mais genial e egoísta, profundamente egoísta!
O lucro do "hoje" do "agora" é muito mais importante do que a nossa própria vida no futuro!
O nível dos mares aumenta, inundações em regiões litorâneas acontecem, as geleiras derretem, a seca ataca as regiões equatoriais, as chuvas, os furações, terremotos... São sinais, de que precisamos, enquanto homens inteligentes e desenvolvidos parar de achar que o fim é algo distante, se continuarmos neste ritmo o mundo não resistirá!
Quero as estações no seu lugar, o mundo sem tragédias naturais, as árvores e búfalos e cavalos e vacas e bois e bezerros de volta! Quero respirar ar puro, correr ao vento e mostrar para os que virão que o mundo é lindo!
Será que é pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário